O documento foi rubricado pela presidente do Conselho de Administração da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), Amélia Kuvingua, em representação do Executivo angolano, e pelo secretário-geral da ICAO, Juan Carlos Salazar.
O Plano-Director da Aviação Civil (Civil Aviation Master Plan – CAMP) visa definir uma estratégia abrangente para o desenvolvimento sustentável do sector, com enfoque nas dimensões económica e financeira, além de constituir uma ferramenta essencial para mobilizar fundos junto de doadores internacionais.
Segundo o Ministério dos Transportes, o projecto será conduzido pela ICAO em colaboração com a ANAC, reforçando a capacidade de Angola em implementar programas estruturantes.
Para o ministro Ricardo d’Abreu, o acordo representa um marco na modernização e sustentabilidade do sector. “O Plano-Director permitirá consolidar as bases de um sector competitivo, seguro e alinhado com os padrões internacionais, ao mesmo tempo que reforça a confiança dos investidores e parceiros no papel estratégico de Angola na aviação africana e global”, destacou.