IMG-LOGO
Página Inicial Agentes do SME Detidos por Fraude na Emissão de Passaportes
sociedade

Agentes do SME Detidos por Fraude na Emissão de Passaportes

Redacção Chumbo Fresco - 14 Jul, 2025 97 Visualizações
IMG

Segundo Manuel Halaiwa, entre os detidos estão quatro agentes do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) e três intermediários, conhecidos como 'mixeiros'.

Halaiwa explicou que os mixeiros foram pegos em flagrante na reprografia 'Konica', na Rua dos Mercadores, enquanto recebiam 200 mil kwanzas e entregavam dois passaportes ordinários emitidos em 48 horas, sem seguir os procedimentos de agendamento.
'As investigações continuam e apontam para o envolvimento dos sete indivíduos em um esquema que infringe os regulamentos do SME e as leis do país', afirmou.

O oficial da Polícia Nacional destacou que, no momento da detenção, foram encontrados na reprografia 12 passaportes ordinários, 13 telefones, seis CPUs, sete impressoras, dois monitores, um teclado, 33 processos de emissão de passaporte e quatro livros de registro, pertencentes a um indivíduo ainda foragido.

Cidadão é acusado de atear fogo a uma viatura Em Luanda, um homem de 34 anos, motorista de uma empresa privada, foi detido pelo SIC por supostamente incendiar a viatura que dirigia para se apropriar de 280 telefones móveis de alta gama.

Manuel Halaiwa afirmou que o suspeito está sendo indiciado por furto, abuso de confiança e incêndio criminoso, também por desviar a rota originalmente planejada, com a viatura monitorada por GPS.
As investigações levaram à recuperação de 105 dos telefones, resultando em prejuízos de mais de 14 milhões de kwanzas.