A posição foi transmitida pelo deputado Vigílio Tyova, representante da presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, durante a 3.ª Sessão da 11.ª Cimeira dos Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), realizada na África do Sul.
No seu discurso, Tyova salientou que Angola encara a transição energética como parte central da sua estratégia de desenvolvimento, apostando nas fontes renováveis — hídrica, solar e eólica — em complemento aos hidrocarbonetos.
“Esta transição não será justa se não for inclusiva. Precisamos de modelos de financiamento com custos de capital mais baixos e condições transparentes, que transmitam confiança aos investidores e promovam parcerias sólidas entre sector público, privado e instituições financeiras”, afirmou.
O parlamentar acrescentou que Angola está disponível para reforçar a cooperação com universidades, centros de investigação, bancos de desenvolvimento e instituições africanas, apostando num quadro legal favorável ao investimento em projectos ligados ao financiamento climático.