IMG-LOGO
Página Inicial Angola busca renovação parlamentar com políticas voltadas para os jovens
politica

Angola busca renovação parlamentar com políticas voltadas para os jovens

Redacção Chumbo Fresco - 14 Jul, 2025 102 Visualizações
IMG

Durante o encontro promovido pela Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos da União Interparlamentar (UIP), realizado sob o lema “Actualidades e Inovações no Parlamento”, Pedro Agostinho de Neri ressaltou a importância das ações formativas para incentivar os quadros parlamentares na produção de obras bibliográficas sobre a vida dos parlamentos.

Ao apresentar sua perspectiva sobre o tema “Formação inicial e formação dos funcionários parlamentares” na 150.ª Assembleia da UIP e Reuniões Conexas, o secretário-geral da Assembleia Nacional destacou a necessidade de preparar os profissionais parlamentares com informações e habilidades essenciais para oferecer assessoria eficaz aos deputados.

Pedro Agostinho de Neri integra o encontro da Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos, que ocorre até quinta-feira, dia 9, paralelo à 150.ª Assembleia da UIP. De acordo com informações divulgadas no site da Assembleia Nacional, o evento aborda questões como “Formação inicial e contínua dos funcionários parlamentares”, “Agenda Inteligente para sessões plenárias e apresentações virtuais”, “Uso dos precedentes para preservar a memória parlamentar” e “Acessibilidade ao Parlamento para Pessoas com Deficiência”.

Além disso, o programa inclui exposições sobre temas como “O aproveitamento da Inteligência Artificial no Parlamento do Bahrein: Rumo a uma Mudança Transformadora na Inovação” e “Diálogo sobre o Estado de Direito na Holanda”. O secretário-geral da Assembleia Nacional também apresenta uma comunicação sobre o “Uso dos Precedentes para Preservar a Memória Parlamentar”. A agenda contempla a nomeação de duas personalidades como membros ordinários do Comité Executivo.

A delegação angolana em Tashkent, Uzbequistão, conta com a presença de deputados como Idalina Valente, Arlete Leona Chimbinda, Mihaela Webba, Florbela Malaquias, Kilamba Van-Dúnem e Felino Job.

Com o lema "Acção parlamentar para o desenvolvimento social e justiça", o evento também discute o papel dos parlamentos na promoção de uma solução de dois Estados no Médio Oriente, entre Palestina e Israel, além de estratégias parlamentares para minimizar os impactos duradouros dos conflitos, incluindo os armados, no desenvolvimento sustentável. A União Interparlamentar (UIP) atua como organização internacional dos parlamentos soberanos, buscando promover a paz, cooperação entre os povos e fortalecer as instituições representativas por meio do diálogo.