IMG-LOGO
Página Inicial Angola defende conectividade e integração regional na ONU Perguntar ao ChatGPT
politica

Angola defende conectividade e integração regional na ONU Perguntar ao ChatGPT

Benedita Papel - 06 Aug, 2025 199 Visualizações
IMG

Angola defendeu, esta quarta-feira (6), em Awaza, Turquemenistão, a importância de uma abordagem centrada na conectividade regional, na cooperação entre países em desenvolvimento e em investimentos sustentáveis. A posição foi apresentada pelo representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, Francisco da Cruz, durante a Terceira Conferência da ONU sobre os Países em Desenvolvimento sem Litoral (LLDC3), que decorre sob o lema “Promover o Progresso através de Parcerias”.

No seu discurso, Francisco da Cruz destacou o Corredor do Lobito como um exemplo prático de como a conectividade pode impulsionar a integração económica regional. O corredor combina infraestruturas ferroviárias, portuárias e rodoviárias, permitindo uma ligação eficiente entre o interior do continente africano e o Oceano Atlântico.

O diplomata reiterou que Angola continuará a promover este e outros corredores como instrumentos de desenvolvimento partilhado, atuando como parceiro estratégico na facilitação de soluções logísticas, comerciais e de investimento.

Angola tem investido na modernização de estradas, caminhos-de-ferro e plataformas logísticas, com o objetivo de garantir uma conectividade fluida com países vizinhos, como a República Democrática do Congo e a Zâmbia, fortalecendo, assim, a integração económica regional.