Ao discursar na 13.ª Sessão Plenária do Parlamento Internacional para a Tolerância e a Paz, em representação da Assembleia Nacional, Joaquim D’Almeida sublinhou que o povo angolano conhece profundamente o valor da paz, lembrando o período de conflito interno que o país superou “pela via do diálogo e da reconciliação nacional”.
O parlamentar destacou o papel do Presidente João Lourenço, actual líder da União Africana e Campeão da Paz e Reconciliação em África, pelo seu contributo na diplomacia preventiva e na resolução pacífica de conflitos no continente.
Citou ainda a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, que tem reiterado que “a paz só se mantém viva se for inclusiva, participativa e sustentada em políticas sociais que combatam as desigualdades e reforcem a cidadania”.
Com esta intervenção, Angola reafirma o seu compromisso com uma diplomacia parlamentar activa e cooperativa, capaz de fortalecer o diálogo entre nações africanas e promover soluções duradouras para os desafios políticos e sociais do continente