IMG-LOGO
Página Inicial Angola e Alemanha reforçam parceria e apelam a maior investimento privado
politica

Angola e Alemanha reforçam parceria e apelam a maior investimento privado

Benedita Malanda - 06 Nov, 2025 155 Visualizações
IMG

Durante o encontro no Palácio Presidencial da Cidade Alta, o Chefe de Estado angolano destacou o desejo de ver maior envolvimento de empresas alemãs no país, particularmente na produção de medicamentos e vacinas, bem como na construção e equipamento de infra-estruturas hospitalares.

“Manifestei o interesse em ver o maior investimento privado alemão em Angola, nomeadamente no sector do Turismo, nas Indústrias de Produção de Medicamentos e de Vacinas, tanto para consumo humano como animal”, afirmou João Lourenço, sublinhando que há já projectos em curso, como o da província do Huambo.

O Presidente angolano frisou que as relações entre Angola e Alemanha datam de 1979 e têm evoluído de forma sólida. Acrescentou que, com a visita do homólogo alemão, as parcerias bilaterais saem “ainda mais reforçadas”, abrangendo áreas como transporte aéreo, agricultura, energia e saúde.

Lourenço destacou, ainda, a participação de empresas alemãs na construção e fornecimento de equipamentos para hospitais, bem como na montagem das turbinas geradoras da barragem de Caculo Cabaça, considerada a maior do país.

Durante a conferência de imprensa, o Presidente angolano defendeu que o investimento privado estrangeiro em Angola tem registado melhorias graças ao “ambiente de negócios mais favorável” e assegurou que “quanto maior for o nível de cooperação, maiores serão os resultados”, especialmente no aumento das oportunidades de emprego para a juventude.

Frank-Walter Steinmeier, por sua vez, destacou a importância da formação técnico-profissional como base para fortalecer o mercado de trabalho e preparar os jovens angolanos para futuras oportunidades criadas pelo investimento estrangeiro.

No mesmo contexto, João Lourenço abordou temas de política internacional, incluindo os actuais conflitos globais, destacando uma “identidade de pontos de vista” entre Angola e Alemanha sobre as principais questões internacionais.

Compromisso ambiental

Questionado por jornalistas alemães, João Lourenço manifestou confiança no sucesso da Cimeira do Clima (COP), a decorrer este mês no Belém do Pará, Brasil, e apelou à Europa para que contribua mais na redução das emissões de gases poluentes.

“O mundo precisa que a Europa cumpra os compromissos do Acordo de Paris e ajude a salvar o planeta”, afirmou o Presidente, lamentando não poder participar pessoalmente da Cimeira devido à celebração do 50.º aniversário da Independência Nacional, mas garantindo que Angola estará representada.

O Chefe de Estado reiterou a necessidade de apoio financeiro aos países em desenvolvimento, “que menos poluem, mas são os mais afectados pelas alterações climáticas”, com destaque para as nações insulares do Pacífico, ameaçadas pela subida do nível do mar.

A visita de três dias do Presidente Frank-Walter Steinmeier a Angola marca, assim, uma nova etapa na cooperação bilateral, assente na confiança política, no investimento económico e no compromisso conjunto com a sustentabilidade ambiental.