Durante a visita de trabalho a Nova Iorque na quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, reuniu-se com a secretária-geral adjunta das Nações Unidas, Amina Mohammed, e manifestou a intenção de reforçar a cooperação no desenvolvimento humano.
Téte António destacou o papel de Amina Mohammed no avanço da Agenda 2030 da ONU e na implementação do Pacto para o Futuro. Os dois diplomatas discutiram eventos importantes das Nações Unidas, como a 4ª Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento e a 3ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos.
Téte António enfatizou a importância desses eventos para Angola e o desejo de abordar questões críticas, como financiamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e governança financeira global.
Durante o encontro, o ministro anunciou a futura presidência de Angola na União Africana e expressou o compromisso do país em promover integração e desenvolvimento no continente. Além disso, discutiu a normalização das relações entre a República Democrática do Congo e o Rwanda, destacando o papel do Presidente João Lourenço na busca pela paz.
O ministro também reuniu-se com Rosemary DiCarlo, sub-secretária-geral da ONU para Assuntos Políticos e de Consolidação da Paz, abordando desafios regionais e a presidência angolana da União Africana.