A nova abordagem de monitorização foi analisada durante uma Reunião Multissectorial de Trabalho, realizada ao nível de secretários de Estado, como parte dos preparativos para a VII Reunião Ministerial do Caminho Conjunto Angola-União Europeia.
O encontro, decorrido no Ministério das Relações Exteriores, em Luanda, permitiu ao secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, destacar a necessidade de maior articulação entre os diferentes sectores na concepção de iniciativas elegíveis para financiamento europeu. Segundo o governante, uma coordenação eficaz é essencial para garantir que os projectos respondam às prioridades nacionais e aos requisitos da UE.
Durante a sessão, os participantes também analisaram a versão revista da proposta de comunicado conjunto que deverá ser adoptado na reunião ministerial marcada para 15 de Dezembro, em Bruxelas, Reino da Bélgica.
Assinado em 2012, o Caminho Conjunto constitui um quadro estratégico de parceria entre Angola e a União Europeia, orientado para o aprofundamento do diálogo político, a promoção da boa governação e o fortalecimento da cooperação em áreas de interesse comum. A sua implementação ocorre por via de iniciativas bilaterais com o Governo angolano e do apoio a organizações da sociedade civil, privilegiando a diversificação económica e o desenvolvimento sustentável.