IMG-LOGO
Página Inicial Angola emite Eurobonds de 1,75 mil milhões de dólares e reforça confiança dos mercados
economia

Angola emite Eurobonds de 1,75 mil milhões de dólares e reforça confiança dos mercados

Benedita Malanda - 09 Oct, 2025 92 Visualizações
IMG

De acordo com a tutela, o livro de ordens registou intenções de investimento no valor de seis mil milhões de dólares, o que demonstra a forte confiança dos investidores internacionais nos fundamentos da economia angolana e na sua capacidade de gestão do risco soberano.

A operação foi estruturada em duas tranches: uma de mil milhões de dólares, com maturidade em 2030 e cupão semestral de 9,25%, e outra de 750 milhões de dólares, com maturidade em 2035 e cupão de 9,78%.

Segundo o Ministério das Finanças, esta emissão enquadra-se na estratégia de diversificação das fontes de financiamento, optimização da dívida pública e reforço do equilíbrio orçamental, alinhada com as melhores práticas internacionais e o contexto económico global.

“Angola tem dado passos concretos no sentido de imprimir maior transparência na gestão das finanças públicas. Com um contexto macroeconómico mais favorável, foi possível concretizar esta transacção com sucesso”, referiu uma fonte oficial da instituição.

Esta é a primeira emissão de dívida soberana desde 2022, ano em que o país captou igualmente 1,75 mil milhões de dólares. Angola estreou-se no mercado internacional de capitais em 2015, com a operação “Palanca I”, que arrecadou 1,5 mil milhões de dólares, seguindo-se novas emissões em 2018 (3,5 mil milhões) e 2019 (3 mil milhões).

O regresso aos mercados internacionais representa, assim, um marco relevante na consolidação fiscal do país e reafirma o compromisso do Executivo com uma gestão prudente e responsável da dívida pública, num contexto de crescente credibilidade económica e estabilidade financeira.