O comunicado conjunto com as Bahamas foi rubricado pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, e pelo ministro das Relações Exteriores daquele país, Frederico Mitchel. O documento sublinha o interesse de ambas as nações em expandir e consolidar uma cooperação bilateral sustentada, assente em princípios de igualdade, respeito mútuo e soberania.
O acordo prevê ainda a criação de uma Comissão Conjunta de Cooperação Bilateral, encarregue de promover consultas e iniciativas conjuntas em áreas de interesse comum, como política, economia, comércio, cultura e tecnologia.
No mesmo quadro de contactos multilaterais, Angola assinou com o Peru um acordo de isenção de vistos para titulares de passaportes diplomáticos, de serviço/oficiais e especiais. O instrumento, também rubricado por Esmeralda Mendonça e pelo ministro peruano Elmer Schialer Salcedo, permitirá aos cidadãos de ambos os países permanecer até 90 dias em território recíproco sem necessidade de visto.
As iniciativas integram a estratégia de Angola para reforçar a sua presença diplomática e ampliar parcerias internacionais, tanto no espaço latino-americano como no Caribe.