IMG-LOGO
Página Inicial Angola marca presença na Oitava Edição do Dia da África em Viena
politica

Angola marca presença na Oitava Edição do Dia da África em Viena

Redacção Chumbo Fresco - 14 Jul, 2025 102 Visualizações
IMG

O evento, realizado anualmente pela Câmara Económica Federal em parceria com o Ministério do Trabalho e da Economia da Áustria, tem como objetivo fortalecer as relações entre empresas africanas e austríacas, promovendo investimento, exportação e importação.
A delegação angolana, composta por Jerónimo Nunda Pongolola, administrador executivo da AIPEX, a embaixadora Isabel de Jesus da Costa Godinho, e funcionários da Missão Diplomática, marcou presença no evento.

A sessão de abertura, que aconteceu no dia 28 de Janeiro, foi presidida por Mariana Kühnel, secretária-geral adjunta da Câmara Económica Federal Austríaca, com participações de Martin Kocher, ministro Federal do Trabalho e Economia da Áustria, e Roseline K.Njogu, secretária principal do Ministério das Relações Exteriores e Assuntos da Diáspora do Quénia.

Angola apresentou um documentário mostrando suas potencialidades económicas e turísticas, reforçando a abertura ao investimento estrangeiro.

No evento, a Embaixada de Angola contou com um stand exibindo produtos nacionais, incluindo quitutes locais e café, parte da iniciativa "Café de Angola Conectando as Culturas do Mundo", promovida pelo Ministério das Relações Exteriores.
O stand de Angola atraiu muitos visitantes, e após degustarem o café e o chocolate, vários empresários manifestaram interesse pelos produtos.

Jerónimo Nunda Pongolola aproveitou a oportunidade para interagir com diversos empresários austríacos e de outras regiões do mundo, que manifestaram interesse em explorar mais profundamente o mercado angolano.

No dia 30 de Janeiro, a delegação angolana realizou audiências, tanto virtuais quanto presenciais, com empresários austríacos dos setores de agricultura, indústria automotiva, gestão e transformação de resíduos e gestão de águas residuais. O alto funcionário da AIPEX apresentou o mercado nacional e as reformas implementadas pelo Executivo para atrair mais investidores ao país, despertando o interesse dos empresários, que expressaram a intenção de investir em Angola, segundo o documento.