IMG-LOGO
Página Inicial Angola retoma produção de cobre e fortalece aposta na diversificação económica
economia

Angola retoma produção de cobre e fortalece aposta na diversificação económica

Benedita Malanda - 29 Oct, 2025 24 Visualizações
IMG

A retomada da exploração de cobre em Angola, oficializada esta quarta-feira, marca o renascimento de uma das indústrias mais emblemáticas do país. As minas de Tetelo (superficial) e Mavoio iniciaram operações sob gestão da empresa Shining Star Icarus (SSI), SU, Limitada, que prevê uma capacidade de processamento de 4.000 toneladas de minério por dia e produção diária de 300 toneladas de concentrado de cobre, com uma vida útil estimada em 14 anos.

O director-geral da SSI, Rui Lopes, destacou o simbolismo do momento, classificando-o como “o início de uma nova etapa” para o sector mineiro nacional. “Mais do que uma inauguração, é a consolidação de um projecto concebido para gerar emprego, desenvolver competências locais e contribuir para a diversificação económica do país”, afirmou o responsável.

De acordo com o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, as equipas técnicas concluíram com sucesso os testes operacionais e de segurança, bem como os trabalhos de melhoria das infra-estruturas de acesso e sinalização.

O regresso da produção de cobre reforça o compromisso do Executivo com a valorização dos recursos naturais, a sustentabilidade económica e o desenvolvimento regional integrado, posicionando Angola como um actor relevante na indústria mineira africana.