De acordo com o ministro, o Programa Nacional Espacial, através do Angosat-2, garante actualmente serviços de conectividade essenciais a diversos sectores, incluindo o da Comunicação Social, assegurados por operadores nacionais que utilizam as soluções do satélite angolano.
“Hoje, todos os operadores em Angola utilizam os serviços disponibilizados pelo Angosat-2”, afirmou Mário Oliveira, no final do encontro sobre “Educação Espacial nas Comunidades”, promovido pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) e parceiros.
O evento reuniu estudantes do município do Cazenga e incluiu a apresentação de uma curta-metragem sobre educação espacial, desenvolvida por jovens engenheiras angolanas, além de palestras e outras actividades de sensibilização.
Segundo o ministro, a iniciativa visa democratizar o acesso ao conhecimento sobre o espaço e inspirar a nova geração a seguir carreiras no sector espacial, assegurando a continuidade do Programa Nacional Espacial.
A acção integra as comemorações da Semana Mundial do Espaço 2025, que decorreu em quase todas as províncias do país, alcançando presencialmente mais de dez mil pessoas e cerca de 160 mil cidadãos de forma virtual.