IMG-LOGO
Página Inicial BAD Lança Estratégia Contra Branqueamento de Capitais
economia

BAD Lança Estratégia Contra Branqueamento de Capitais

Redacção Chumbo Fresco - 14 Jul, 2025 31 Visualizações
IMG

O evento será realizado de forma online e reunirá especialistas para discutir soluções práticas que visam proteger os recursos financeiros do continente contra atividades criminosas.

Segundo o BAD, os dados indicam que as perdas da África com fluxos financeiros ilícitos quase dobraram, passando de 50 bilhões de dólares anuais em 2015 para 90 bilhões em 2020.

Esse cenário representa 3,7% da produção econômica total do continente e é quase equivalente ao investimento estrangeiro combinado e à ajuda que a África recebe anualmente.

O BAD ressalta que, embora o branqueamento de capitais e os fluxos financeiros ilícitos afetem todos os países, o impacto é mais severo nos países africanos, especialmente aqueles em recuperação de conflitos ou com recursos limitados.

“Tais atividades enfraquecem os governos e ameaçam a segurança, frequentemente financiando conflitos prolongados e dificultando a arrecadação de receitas e a geração de recursos”, destaca a instituição.

O novo Plano de Ação foi criado para fornecer um quadro de apoio aos países africanos, visando criar sistemas mais robustos para detectar e prevenir o branqueamento de capitais e os fluxos financeiros ilícitos.

Conforme afirma o BAD, o Plano destacará a importância da colaboração entre o Banco, os países membros regionais e os parceiros de desenvolvimento no combate aos crimes financeiros.

Os países membros e especialistas regionais e internacionais devem compartilhar suas experiências na luta contra o branqueamento de capitais e os fluxos financeiros ilícitos, além de discutir como o Plano de Ação pode fortalecer esses esforços.

O Banco afirma que o debate demonstrará como combater as perdas financeiras pode aumentar as receitas locais, apoiar a estabilidade econômica e promover o desenvolvimento sustentável em toda a África.