Após encontros com dirigentes do Senado e da Assembleia Nacional da RDC, Carolina Cerqueira sublinhou que a busca pela paz, entendimento e estabilidade naquele país constitui igualmente uma preocupação de Angola. “Desejamos uma paz efectiva e justa”, afirmou.
A líder parlamentar e o vice-presidente da Assembleia congolesa analisaram ainda a situação do Fórum Parlamentar da CIRGL, com sede em Kinshasa, e a necessidade de criar melhores condições para o seu funcionamento, incluindo a regularização das quotizações dos Estados-membros.
Na ocasião, os responsáveis abordaram também a situação de segurança no Leste da RDC e a crise humanitária e alimentar que afecta a região, reconhecendo a importância de um maior engajamento da diplomacia parlamentar dos países dos Grandes Lagos e da SADC em prol da paz e da unidade.
Carolina Cerqueira salientou que a diplomacia parlamentar angolana tem colocado a pacificação da RDC como prioridade no seu programa de trabalho, reforçando os esforços de cooperação regional e internacional para a estabilidade do país vizinho.