Os casos de infecção foram registados na província do Bengo (103), em Luanda (62), em Icolo e Bengo (14) e na província da Huíla (2). Houve cinco mortes, três delas no Bengo e duas em Luanda. Atualmente, 194 pessoas estão internadas com cólera, de acordo com o Ministério da Saúde (MINSA).
Prevenção: Recomendações do MINSA
O MINSA pede a colaboração de todos e aconselha que, se houver alguém em casa com diarreia líquida e vómitos, procurem imediatamente um centro de tratamento de cólera ou a unidade de saúde mais próxima. Enquanto isso, é importante beber muita água fervida ou tratada com cinco gotas de lixívia e preparar soro caseiro (1 litro de água fervida ou tratada, 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher de chá de sal).
Além disso, o MINSA recomenda que a população adote medidas de prevenção para minimizar o risco de contaminação e transmissão da cólera, uma doença diarreica aguda causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados. A cólera progride rapidamente, com um período de incubação curto, variando de duas horas a cinco dias, e pode ser transmitida de uma pessoa contaminada para outra saudável através do contato com mãos sujas, vômitos de pessoas doentes ou superfícies contaminadas. Medidas preventivas incluem:
• Lavar frequentemente as mãos e manter a higiene pessoal de toda a família;
• Tratar a água para beber, colocando sempre cinco gotas de lixívia por litro de água e aguardando 30 minutos antes de consumi-la.
Ferva a água potável por 20 minutos. Lave bem frutas e legumes com água fervida ou tratada com lixívia. Cozinhe bem os alimentos e mantenha-os cobertos.
Além disso, evite defecar ao ar livre, use sempre uma latrina ou casa de banho, mantenha-as limpas e desinfetadas, e assegure a limpeza da casa, do quintal e do bairro.
Contactos de Apoio:
• 111
• 931061381
• 923695482
• 934271674