De acordo com a titular da pasta da Saúde, a nova infra-estrutura, cuja inauguração está prevista para os próximos dias, representa um avanço significativo na prestação de cuidados especializados aos doentes com insuficiência renal na província.
O Centro de Hemodiálise do Namibe, construído por orientação do Presidente da República, João Lourenço, em resposta a um pedido do governador provincial, Archer Mangueira, tem capacidade para atender mais de 114 pacientes por dia, distribuídos em três turnos.
Além das salas de hemodiálise equipadas com tecnologia moderna, o espaço dispõe de Unidade de Cuidados Intensivos, Sala de Isolamento, Farmácia e Área Administrativa, garantindo um atendimento completo e de qualidade.
Com a entrada em funcionamento do centro, os pacientes deixarão de se deslocar às províncias vizinhas, como Huíla e Benguela, para receber tratamento, o que, segundo o Ministério da Saúde, vai melhorar substancialmente a qualidade de vida e o acompanhamento médico dos doentes renais da região.