IMG-LOGO
Página Inicial China Promete Novos Investimentos e Grandes Projetos para Angola
Selecione a categoria

China Promete Novos Investimentos e Grandes Projetos para Angola

Redacção Chumbo Fresco - 14 Jul, 2025 46 Visualizações
IMG

Após uma audiência com o Presidente João Lourenço, o embaixador da China em Angola garantiu à imprensa que a China continuará a financiar grandes projetos no país. O diplomata chinês afirmou: 'A China continuará a promover grandes projetos e maiores investimentos.'
Segundo o embaixador, a reunião também serviu para definir uma nova fase de cooperação entre os dois países, destacando que as relações bilaterais estão no caminho certo e devem progredir nas áreas econômica e comercial.

'Tive uma conversa amistosa com Sua Excelência, o Presidente João Lourenço. Fizemos um balanço de nossas cooperações e do desenvolvimento de nossas relações bilaterais recentemente, além de discutirmos planos para futura cooperação. Ouvi atentamente as sugestões de Sua Excelência para a próxima etapa', disse o diplomata.

Ele afirmou ainda que China e Angola estão no bom caminho e esperam fortalecer ainda mais as relações de cooperação, especialmente nas áreas econômicas e comerciais. Zhang Bin relembrou que a China financia grandes projetos em Angola, como a hidroelétrica de Caculo Cabaça, o Porto do Caio em Cabinda e o projeto nacional de banda larga, que estão sendo executados conforme os cronogramas.
O diplomata acrescentou que, atualmente, todos os grandes projetos importantes estão progredindo conforme o planejado.

Angola e China cooperam em diversos domínios e têm assinado vários acordos de cooperação, destacando-se o Acordo sobre a Promoção e Proteção Recíproca de Investimentos (APPRI). Este acordo visa promover maior cooperação econômica, estimular o fluxo de capitais e o desenvolvimento econômico, além de garantir um quadro estável, transparente e não discriminatório para investimentos entre os dois países.

O APPRI também reconhece a importância de meios e procedimentos eficazes para proteger os direitos e interesses dos investidores, tanto através da legislação nacional quanto pela arbitragem internacional, garantindo estabilidade e confiança.

Esses acordos bilaterais demonstram aos investidores internacionais a existência de um mecanismo legal e seguro para a realização de investimentos."