IMG-LOGO
Página Inicial Chuva Inunda Luanda durante Surto de Cólera e ENDE Interrompe Energia
sociedade

Chuva Inunda Luanda durante Surto de Cólera e ENDE Interrompe Energia

Redacção Chumbo Fresco - 14 Jul, 2025 107 Visualizações
IMG

De acordo com o Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros (SNPCB) em Luanda, até agora não há registros de vítimas humanas, apesar dos significativos prejuízos causados pelas inundações em várias habitações pela cidade. A Empresa Nacional de Destruição de Electricidade (ENDE) interrompeu o fornecimento de energia em diversas áreas da província de Luanda para prevenir danos humanos, devido à fragilidade dos cabos elétricos e postos de energia, além das inundações em centenas de residências.

Esta medida foi necessária porque, em situações semelhantes no passado, eletrocuções causaram dezenas de mortes. No bairro do Catinton, na Maianga, uma ponte de travessia desabou. Em Viana, na Estalagem, dezenas de casas ficaram submersas, assim como em outros pontos de Luanda.
Inundações, casas submersas, ruas intransitáveis e avenidas alagadas são cenários comuns em muitas áreas da província de Luanda. Várias paragens de autocarro e táxi estão vazias e sem transportes,
muitos pais e encarregados de educação optaram por não enviar seus filhos para a escola.

A função pública e muitas empresas privadas devem registrar um alto nível de absentismo nesta terça-feira devido aos transtornos causados pela chuva.

Devido à forte chuva que afetou Luanda, muitos moradores solicitaram o corte de energia em seus bairros, informou Lauro Fortunato, porta-voz da ENDE, ao Novo Jornal. Em outras áreas, a ENDE tomou a iniciativa de interromper o fornecimento de energia devido ao conhecimento prévio das condições dos bairros.

Devido a chuva intensa que Luanda enfrenta, todos os administradores municipais estão nas ruas avaliando os possíveis danos, com maior atenção para as áreas com casos de cólera. O SNPCB continua a intervir em vários bairros e a avaliar os estragos causados pela chuva.

O governador provincial, Luís Nunes, está realizando uma visita de campo ao município de Hoji-ya Henda. Enquanto isso, as autoridades sanitárias de Luanda estão focadas em diminuir as chances de a chuva intensificar a epidemia de cólera que afeta a província, assim como outras regiões impactadas pelas fortes chuvas.