IMG-LOGO
Página Inicial Concerto de Salif Keita destaca-se como momento cultural mais vibrante de 2025 em Huambo
entretenimento

Concerto de Salif Keita destaca-se como momento cultural mais vibrante de 2025 em Huambo

Benedita Malanda - 06 Jan, 2026 98 Visualizações
IMG

A informação foi avançada pelo director-geral adjunto para os Serviços Executivos do Centro Cultural Manuel Rui, João Moma, que destacou o desempenho positivo da instituição durante o ano passado.

Além de Salif Keita, o palco do maior centro cultural de Angola acolheu a Companhia Tango Show, de Buenos Aires, com o espectáculo “Ritmos do Atlântico”, o brasileiro Ricardo Vilas acompanhado da Banda Maravilha, e o Show do Mês Re-clássico Huambo é a Banda, promovido por Yuri Simão.

Desde a sua abertura ao público, a 25 de Maio de 2024, o Centro Cultural tem-se afirmado como ponto turístico urbano e espaço de promoção cultural, recebendo, só em 2025, mais de duas mil pessoas, entre público individual e coletivo.

Segundo João Moma, os eventos de dimensão internacional contribuíram para dinamizar a vida cultural na província, respondendo à necessidade de salas de espetáculo e teatro no Huambo, com três auditórios de 470, 137 e 107 lugares, respectivamente.

Além de apresentações musicais e artísticas, o Centro Cultural tem sido frequentado por estudantes e investigadores, graças às suas bibliotecas e acções de investigação cultural. Para 2026, a instituição prevê uma agenda diversificada, voltada para famílias, massificação e promoção das artes cénicas, incluindo cinema, consolidando a candidatura da província como capital do cinema nacional.

Entre as novidades deste ano está o lançamento do projecto Ndavaluka, que visa a valorização das manifestações culturais e artísticas locais, promovendo aulas em língua nacional Umbundu, cursos de ballet, criação da Orquestra Centro Cultural Manuel Rui e eventos temáticos ligados a efemérides.

O director-geral adjunto sublinhou que o Centro Cultural continuará a promover a criação artística em música, dança, literatura e artes cénicas, incentivar o turismo cultural, fomentar a investigação e fortalecer a educação e a formação crítica da comunidade.

Entre os desafios apontados estão a carência de pessoal administrativo e de meios de transporte, essenciais para apoiar a locomoção dos trabalhadores e facilitar pesquisas culturais em vários pontos da província.