IMG-LOGO
Página Inicial Condecorações dos 50 anos da Independência distinguem nacionalistas, diplomatas e desportistas
politica

Condecorações dos 50 anos da Independência distinguem nacionalistas, diplomatas e desportistas

Benedita Malanda - 30 Sep, 2025 91 Visualizações
IMG

Na ocasião, Luzia Zua, 68 anos, distinguida na Classe Independência, recordou os cinco anos de prisão no campo de concentração de São Nicolau, onde foi detida pelo regime colonial português com os pais. Emocionada, disse que, apesar do sofrimento, valeu a pena resistir pela liberdade do país.

Foram também homenageadas, a título póstumo, personalidades estrangeiras que apoiaram a luta de libertação, entre elas o antigo ministro do Interior da RDC, Etienne Tshisekedi, e o almirante português Rosa Coutinho, representado pela nora, Maria Emília. Álvaro Cunhal e Sérgio Vilarigues, do Partido Comunista Português, receberam igualmente distinções.

Na Classe Paz e Desenvolvimento, receberam medalhas a embaixadora Dalva Ringote Allen, o embaixador Miguel Bembe, e jornalistas da TPA, Alexandre Cose e Analtina Dias. O desporto também foi contemplado, com distinções ao ex-guarda-redes João Ricardo, ao futebolista Love Cabungula, ao treinador de basquetebol Alberto de Carvalho “Ginguba”, e à atleta Ana Isabel.

Carolina Cerqueira, presidente da Assembleia Nacional, dedicou a medalha ao povo angolano, sublinhando que a distinção é um símbolo da contribuição de todos os que ajudaram a construir a Nação.

À margem da cerimónia, o Presidente João Lourenço visitou uma exposição fotográfica dedicada a António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, cuja vida e obra foram destacadas no âmbito das comemorações dos 50 anos da Independência.