IMG-LOGO
Página Inicial Domingos Simões Pereira permanece detido após libertação de outros políticos na Guiné-Bissau
sociedade

Domingos Simões Pereira permanece detido após libertação de outros políticos na Guiné-Bissau

Benedita Malanda - 09 Jan, 2026 46 Visualizações
IMG

Segundo o advogado, foram libertados três dos quatro políticos detidos no âmbito dos acontecimentos de Novembro, nomeadamente os dirigentes do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) Octávio Gomes e Marciano Indi, bem como Roberto Mbesba, dirigente do Partido de Renovação Social (PRS).

Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC e principal figura da oposição na Guiné-Bissau, permanece sob custódia das autoridades, sem que tenha havido qualquer notificação formal sobre a sua situação jurídica, de acordo com o causídico.

Vailton Barbosa afirmou ainda que não conseguiu estabelecer contacto com os seus constituintes, sublinhando que lhe tem sido negado o acesso a Domingos Simões Pereira na cadeia. “Já me desloquei duas vezes ao local e não me permitem vê-lo. Dizem-me que devo dirigir-me à Amura, onde se encontra o quartel-general das Forças Armadas”, declarou o advogado, contactado a partir de Lisboa pela agência Lusa.

O caso continua a gerar preocupação no meio político guineense e entre observadores internacionais, face à ausência de informações oficiais sobre os fundamentos da detenção do líder oposicionista.