De acordo com uma nota enviada ao JA Online, o chefe da Missão Diplomática aproveitou a ocasião para enaltecer a solidariedade dos cidadãos angolanos que, por diferentes razões, escolheram viver nos Emirados Árabes Unidos. O diplomata sublinhou o contributo da comunidade para causas nobres, numa fase em que Angola celebra o 50.º aniversário da Independência Nacional, sob o lema “Angola 50 Anos: Preservar e Valorizar as Conquistas Alcançadas, Construindo um Futuro Melhor”.
Na mensagem, Júlio Maiato frisou a importância histórica do 17 de Setembro, apelando aos angolanos residentes a manterem viva a memória de Agostinho Neto, primeiro Presidente da República e proclamador da Independência Nacional.
O embaixador recordou ainda a bravura dos soldados angolanos na luta de libertação, bem como o papel desempenhado na defesa da integridade do território e na libertação de outros países africanos, em especial na Região Austral.
As celebrações do 17 de Setembro realizam-se em todo o território nacional e além-fronteiras, envolvendo instituições públicas, partidos políticos, sociedade civil, forças de defesa e segurança, bem como comunidades angolanas no exterior através das missões diplomáticas e consulares.