O encontro serviu para auscultar os membros da plataforma empresarial angolana em Espanha e analisar estratégias que visam fortalecer a imagem de Angola no mercado ibérico, através do empreendedorismo, da inovação e do trabalho conjunto.
Na ocasião, a diplomata sublinhou a necessidade de reduzir a dependência do sector petrolífero, atrair mais investimento privado e apoiar as micro, pequenas e médias empresas. Balbina da Silva destacou, igualmente, a importância da participação dos angolanos espalhados pelo mundo no processo de desenvolvimento nacional.
“A diáspora angolana, em Espanha, é um parceiro estratégico, por conhecer de perto as dinâmicas do mercado local e, ao mesmo tempo, preservar os valores e sonhos de Angola”, afirmou, citada pelo MIREX.
A embaixadora acrescentou que Angola precisa de “embaixadores económicos”, capazes de promover com convicção o potencial do país.
Por sua vez, os representantes da Rede Empresarial Angolana em Espanha defenderam um maior entrosamento com a missão diplomática, pediram apoio institucional para superar barreiras nos processos de exportação, bem como medidas para a redução de tarifas aduaneiras e facilidades de acesso a linhas de crédito.