O Governo dos Estados Unidos e a Comissão Europeia divulgaram, esta sexta-feira, uma declaração conjunta onde reiteram o empenho em apoiar iniciativas que fortaleçam a estabilidade e impulsionem o desenvolvimento sustentável na Região dos Grandes Lagos.
Segundo o documento enviado ao Jornal de Angola Online, ambas as partes sublinham que a criação de condições favoráveis ao investimento é essencial para garantir a paz duradoura. “Juntos, estamos concentrados na criação das condições necessárias para um aumento do investimento dos Estados Unidos e da União Europeia em toda a região, reconhecendo que o desenvolvimento económico constitui um pilar fundamental para a estabilidade a longo prazo”, refere a nota.
Os EUA e a UE destacam ainda o Corredor do Lobito como uma infraestrutura transformadora para a conectividade da região. O projecto, que liga a República Democrática do Congo ao porto do Lobito, em Angola, deverá reforçar cadeias de fornecimento de minerais críticos e estimular fluxos comerciais entre África Central, Estados Unidos e Europa.
A declaração frisa que os dois parceiros internacionais continuam a trabalhar com líderes do sector privado e governos africanos para modernizar e reabilitar o Corredor do Lobito, garantindo que se torne um verdadeiro catalisador de desenvolvimento económico e integração regional.