IMG-LOGO
Página Inicial Exploração clandestina de quartzo leva à detenção de cidadão chinês em operação da PN
sociedade

Exploração clandestina de quartzo leva à detenção de cidadão chinês em operação da PN

Helena Matias - 14 Aug, 2025 219 Visualizações
IMG

A apreensão ocorreu no município do Amboiva, durante uma operação conjunta entre o comando provincial do Cuanza-Sul da Polícia Nacional e o Serviço de Investigação Criminal (SIC), desencadeada após uma denúncia anónima. No local, os agentes encontraram três camiões carregados com quartzo e detiveram um cidadão chinês em flagrante delito.

O suspeito, de 55 anos, natural do município da Maianga, em Luanda, alegou estar a serviço da empresa DongShan-Internacional, Lda, supostamente dedicada à exploração de minerais. No entanto, segundo o chefe do departamento de comunicação institucional e imprensa da Polícia Nacional no Cuanza-Sul, superintendente Tomás Filipe António, investigações revelaram que a referida empresa, com sede em Luanda, não possui licença para exercer qualquer atividade de exploração mineral em território angolano.

Após a detenção, o indivíduo foi apresentado ao juiz de garantia, enquanto o quartzo apreendido foi entregue às autoridades competentes para os devidos procedimentos legais.