Filomena Miza, governadora da Lunda-Norte, fez o apelo, durante a cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano, em que sublinhou que os mesmos crimes colocam em causa a estabilidade social e económica do país, por impossibilitar a arrecadação de receitas para os cofres do Estado.
A mesma referiu, o reforço do combate à imigração ilegal, principalmente no actual contexto, em que a República Democrática do Congo (RDC), com quem Angola faz fronteira, sublinhando o aparecimento de vários surtos, com realce para a varíola dos macacos.
Os dados da Polícia Nacional indicam que, em 2024, foram expulsos do país 10.699 cidadãos da RDC, por entrada e permanência ilegal no território nacional, acrescentando que durante o ano foram registados 1.730 crimes económicos, 572 acidentes de viação, que causaram a morte de 124 cidadãos e ferimentos ligeiros e graves a outros 700. Informou a governadora.
De igual modo, anunciou a apreensão de 29.550 litros de combustível por contrabando, que tinha como destino a República Democrática do Congo, onde seria comercializado.