A unidade foi inaugurada esta terça-feira pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, numa cerimónia realizada na Cidade Baixa, município do Huambo.
Com a entrada em funcionamento da nova loja, os cidadãos passam a dispor de um espaço mais próximo e moderno para tratar de processos relacionados com a constituição, alteração e legalização de empresas, reduzindo a burocracia e tornando os procedimentos mais rápidos e eficientes.
Durante o acto de inauguração, Marcy Lopes destacou que a iniciativa representa um passo importante para o fortalecimento do ambiente de negócios na região, ao permitir maior proximidade entre os serviços públicos e os agentes económicos.
Segundo o governante, o projecto integra os esforços do Executivo voltados para a simplificação administrativa, a promoção da formalização da actividade empresarial e o incentivo ao investimento privado, factores considerados fundamentais para o crescimento económico sustentável.
A nova Loja do Guichê Único da Empresa foi equipada no âmbito do programa Diversifica+, uma iniciativa que visa impulsionar a diversificação da economia nacional, melhorar o acesso aos serviços públicos e apoiar o desenvolvimento do sector privado.
Com esta abertura, o Governo reforça a rede nacional do GUE e cria melhores condições para o desenvolvimento do empreendedorismo ao longo do Corredor do Lobito, uma região considerada estratégica para a dinamização da economia e a criação de oportunidades de negócio.
A medida deverá beneficiar não apenas os empresários do Huambo, mas também os investidores e empreendedores de outras localidades da região do Planalto Central, contribuindo para uma maior formalização da economia e para o fortalecimento do tecido empresarial angolano.

Foto: Huambo reforça apoio aos empreendedores com nova Loja do Guichê Único da Empresa — Arquivo CF