IMG-LOGO
Página Inicial João Lourenço Assume Liderança da União Africana Amanhã
politica

João Lourenço Assume Liderança da União Africana Amanhã

Redacção Chumbo Fresco - 14 Jul, 2025 88 Visualizações
IMG

Chegando ao Aeroporto Internacional de Bole acompanhado pela Primeira-Dama Ana Dias Lourenço, o Presidente João Lourenço foi recebido pelo segundo Primeiro-Ministro da Etiópia, Temesgen Tiruneh.

Amanhã, João Lourenço será confirmado como o próximo Presidente em exercício da União Africana para um mandato de um ano, marcando a primeira vez na história de Angola que um Presidente assume a liderança da organização continental sucessora da OUA, à qual Angola foi admitida há 49 anos.

O Presidente angolano receberá o cargo das mãos do atual presidente da União Africana, Mohamed Ould Ghazouani, da Mauritânia.

Como líder da União Africana, João Lourenço presidirá e coordenará as ações da organização,
representando-a em todas as questões políticas e diplomáticas internacionais, além de orientar diversas iniciativas em estreita colaboração com a Comissão da União Africana.

Sob o lema 'Infraestruturas e Capital Humano: Principais Fatores de Desenvolvimento Integral de África, a presidência angolana tem, entre outros objetivos, a tarefa de garantir a execução do programa anual da União Africana, cujo lema deste ano é 'Justiça para os Africanos e Afrodescendentes por meio de Indenizações.

A presidência angolana da União Africana coincide com o segundo ano de seu mandato no Conselho de Paz e Segurança, com ambos os mandatos terminando em fevereiro e março do próximo ano.

Angola se apresenta como candidata da região Austral, que, de acordo com o princípio da rotatividade, deveria indicar o próximo líder da UA em 2025.

A candidatura foi unanimemente endossada pela Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, realizada em 17 de agosto de 2023, em Luanda, ratificando a recomendação da 25ª reunião do Comitê Ministerial do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança desta organização regional, ocorrida em julho do mesmo ano, em Windhoek, capital da Namíbia.

O secretário-geral da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), Wamkele Mene, destacou que Angola, como uma das maiores economias de África e a segunda da SADC, vai inspirar a abertura do mercado para investimentos, além do desenvolvimento e do comércio intra-africano.

Toda a gente está à espera da presidência de Angola, pois, sabendo que, a nível interno, Angola está bem desenvolvida economicamente, isso vai trazer inspiração para outros Estados avançarem e tomarem o exemplo de Angola para se desenvolverem,' afirmou Wamkele Mene, destacando que a chegada do país ao posto mais alto da União Africana será uma mais-valia para o mercado no âmbito da Zona de Comércio Livre Continental.

crédito: Jornal de Angola