A visita do Chefe de Estado da República Federal da Alemanha decorre a convite do Presidente João Lourenço e tem como ponto mais alto o encontro oficial no Palácio Presidencial da Cidade Alta, onde está prevista a assinatura de novos acordos de cooperação e declarações conjuntas à imprensa.
O estadista alemão será recebido, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António. A agenda inclui, ainda, uma homenagem ao Fundador da Nação, António Agostinho Neto, com a deposição de uma coroa de flores no Memorial, e visitas ao Centro de Ciências de Luanda (CCL) e ao Museu de História Militar.
Esta é a primeira visita oficial de Frank-Walter Steinmeier a Angola na qualidade de Presidente da República Federal da Alemanha, cargo que ocupa desde Março de 2017. O Chefe de Estado alemão já havia estado no país como ministro dos Negócios Estrangeiros, reforçando a continuidade do diálogo político e diplomático entre Luanda e Berlim.
As relações diplomáticas entre Angola e a Alemanha foram estabelecidas em 1979, tendo sido reforçadas com a assinatura, em 2011, de uma Declaração Comum de Intenções, que instituiu um mecanismo de diálogo bilateral de alto nível.
Desde então, a cooperação tem registado avanços significativos, com destaque para os sectores do petróleo e gás, educação, saúde, ciência e tecnologia, além do apoio técnico e formação profissional.
A última visita de alto nível ocorreu em Julho de 2011, com a deslocação a Luanda da então chanceler alemã Angela Merkel, que consolidou as bases para o actual programa de parcerias estratégicas entre os dois governos.
O encontro entre João Lourenço e Frank-Walter Steinmeier deverá marcar um novo impulso nas relações bilaterais, promovendo projectos conjuntos de investimento, inovação e energia sustentável no quadro da cooperação entre Angola e a Alemanha.