Angola esteve representada nas celebrações do 200.º aniversário da Independência da Bolívia pelo embaixador Azevedo Xavier Francisco, acreditado naquele país sul-americano com residência em Buenos Aires. O diplomata apresentou, em nome do Chefe de Estado angolano, uma mensagem de felicitações ao Presidente boliviano, Luis Alberto Arce Catacora.
As comemorações do bicentenário decorrem em todo o território boliviano com várias actividades culturais, recreativas e desportivas que destacam o orgulho e a identidade do povo local. A Bolívia proclamou a sua independência a 6 de Agosto de 1825, na cidade de Chuquisaca (actual Sucre), encerrando mais de 300 anos de domínio colonial espanhol.
A histórica libertação contou com a liderança do herói sul-americano Simón Bolívar, cuja acção foi decisiva no processo de independência de vários países da região.
Angola e Bolívia estabeleceram relações diplomáticas a 29 de Janeiro de 1997, tendo, desde então, desenvolvido uma cooperação assente na amizade, solidariedade e intercâmbio para o progresso económico e social dos dois países e continentes.