O Presidente da República, João Lourenço, manteve, na segunda-feira, em Nova Iorque, um encontro de trabalho com o chefe de Estado da Finlândia, Alexander Stubb, centrado em questões de interesse comum. A reunião decorreu durante a manhã, à margem da 80.ª Assembleia Geral das Nações Unidas.
No mesmo período, o estadista angolano recebeu em audiências separadas a chanceler da Áustria, Christian Stocker, o director-geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), Gerd Müller, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A agenda diplomática estendeu-se à tarde, com encontros com o alto representante da Aliança das Civilizações da ONU, Miguel Ángel Moratinos, o director executivo da multinacional DP World, Sultan Ahmed Bin Sulayem, o director executivo da Fundação Rob Walton e Massad Boulos, conselheiro do ex-presidente norte-americano Donald Trump.
As reuniões integram a ronda de contactos multilaterais do Chefe de Estado angolano em Nova Iorque, que têm como objectivo estreitar parcerias internacionais, reforçar a cooperação económica e política e posicionar Angola como um actor activo nos debates globais promovidos pelas Nações Unidas.