As organizações da sociedade civil e os jovens estão a preparar um conjunto de contribuições para apresentar aos líderes africanos e europeus durante a 7.ª Cimeira União Africana–União Europeia, que terá lugar em Luanda. A informação foi avançada esta quinta-feira pela embaixadora da União Europeia em Angola, Rosário Bento Pais, que sublinhou a importância de incluir estes grupos nos processos de decisão.
Durante o encontro com representantes de várias plataformas juvenis e organizações não-governamentais, a diplomata destacou que a participação activa da sociedade civil “é essencial para tornar a parceria África–Europa mais inclusiva, moderna e alinhada com as necessidades reais das populações”.
Rosário Bento Pais incentivou os jovens a apresentarem propostas sólidas e inovadoras sobre temas como emprego, educação, transição digital, clima e governança, sublinhando que estas contribuições serão encaminhadas aos decisores políticos presentes na cimeira.
As organizações envolvidas estão actualmente a consolidar documentos estratégicos que visam reforçar o impacto social das políticas bilaterais e garantir que a voz da juventude angolana e africana esteja devidamente representada nas discussões de alto nível.