IMG-LOGO
Página Inicial Leilão de diamantes rende 16,8 milhões de dólares à SODIAM
economia

Leilão de diamantes rende 16,8 milhões de dólares à SODIAM

Benedita Malanda - 09 Oct, 2025 36 Visualizações
IMG

De acordo com uma nota da instituição, as pedras licitadas foram extraídas pelas Sociedades Mineiras da Somiluana, Lulo, Kaixepa, Mussende, Chitotolo, Calonda e Catoca, cujos resultados superaram em 9,14 por cento as expectativas iniciais.

Entre os principais resultados, destacam-se a Lulo, com 7,08 milhões de dólares, a Catoca com 5,12 milhões, a Mussende com 1,06 milhão, e a Chitotolo, que atingiu 1,3 milhão de dólares.

Participaram no leilão 38 empresas internacionais, representando os principais centros mundiais de comercialização de diamantes, o que confirma o crescimento da confiança no formato de licitação implementado pela SODIAM, ao abrigo do Decreto Presidencial n.º 175/18, de 27 de Julho, que regula a comercialização de diamantes no país.

Segundo o administrador executivo da SODIAM, José Silva, o resultado “foi relativamente melhor que o previsto, devido à especificidade e qualidade de algumas das pedras colocadas à venda”.

A nota acrescenta que a SODIAM e os parceiros do subsector diamantífero continuam empenhados em acompanhar a evolução dos preços internacionais, reforçando o compromisso com a transparência e competitividade do mercado angolano.