De acordo com uma nota de imprensa do Ministério do Interior (MININT), assinada pelo director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa, Wilson Daniel, o encontro insere-se no quadro dos Estatutos da CPLP e visa reforçar a cooperação multilateral entre os países lusófonos nas áreas da segurança e da administração interna.
Durante os trabalhos, os ministros e chefes de delegações irão analisar questões ligadas à segurança interna, ordem pública, mobilidade e intercâmbio de informações estratégicas, com vista ao fortalecimento das políticas conjuntas de prevenção e combate ao crime transnacional.
Além de Angola, na condição de país anfitrião, participam da reunião as delegações do Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O encontro tem ainda como objectivo promover a concertação político-diplomática entre os Estados-Membros da CPLP, reforçando o compromisso com os princípios da solidariedade, cooperação e partilha de boas práticas em matéria de segurança interna.