Segundo comunicado da Presidência da República do Brasil, a conversa entre os dois líderes durou cerca de 30 minutos, tendo Lula da Silva pedido o fim da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais, bem como das medidas restritivas contra membros do Governo brasileiro.
Durante o diálogo, ambos manifestaram disposição para reforçar o diálogo bilateral e acordaram encontrar-se em breve, possivelmente durante a Cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que terá lugar na Malásia, a partir de 26 de Outubro.
Lula da Silva também expressou disponibilidade para viajar aos Estados Unidos, sublinhando que “o Brasil é um dos três países do G20 com os quais os EUA mantêm superavit na balança de bens e serviços”, o que, segundo o Presidente brasileiro, torna injustas as tarifas impostas por Washington.
A conversa decorreu “em tom amistoso”, tendo os dois líderes recordado “a boa química” demonstrada durante o encontro em Nova Iorque, por ocasião da Assembleia-Geral das Nações Unidas.
De acordo com o Governo brasileiro, Donald Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar continuidade às negociações com o Vice-Presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.