IMG-LOGO
Página Inicial Mais de 30 mil raparigas vacinadas contra o cancro do colo do útero em Cabinda
sociedade

Mais de 30 mil raparigas vacinadas contra o cancro do colo do útero em Cabinda

Benedita Malanda - 06 Nov, 2025 230 Visualizações
IMG

De acordo com o responsável, o número representa mais de metade das 53.351 crianças previstas para a primeira fase da campanha, o que demonstra adesão positiva das famílias e das escolas às acções de imunização em curso.

A iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde, visa proteger as adolescentes contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV) — principal causador do cancro do colo do útero — e integra o plano nacional de prevenção e controlo de doenças oncológicas.

As equipas de vacinação têm estado a trabalhar em unidades sanitárias, escolas e comunidades, com o apoio das autoridades locais, líderes comunitários e organizações da sociedade civil, garantindo que nenhuma rapariga elegível fique de fora.

O chefe do Departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias destacou que o objectivo é alcançar 100% da meta prevista até ao final da campanha, reforçando o compromisso de Cabinda com a saúde preventiva e a redução da mortalidade feminina por doenças evitáveis.

O sector da Saúde apela às famílias para colaborarem activamente, permitindo que as crianças sejam vacinadas e contribuindo, assim, para uma geração mais saudável e protegida contra o cancro do colo do útero.