O fórum anual reúne membros das comissões eleitorais da região para analisar os impactos da Inteligência Artificial em processos eleitorais, discutindo riscos, oportunidades e estratégias de aplicação tecnológica de forma ética e segura.
Na abertura, o Príncipe Lonkhekkela, representante do Rei de Eswatini, Sua Majestade Mswati III, elogou o papel do ECF-SADC na promoção de boas práticas eleitorais na região.
Manuel da Silva destacou que o fórum existe há 27 anos, sendo um espaço vital para o intercâmbio de conhecimentos técnicos, apoio mútuo e fortalecimento das capacidades das comissões eleitorais. Ele salientou que estas reuniões permitem aprimorar a profissionalização e a transparência na condução de processos eleitorais, beneficiando todos os Estados-membros da SADC.
O presidente do ECF-SADC sublinhou ainda que o aprendizado entre pares, realizado antes, durante e após as eleições, tem sido essencial para desenvolver competências técnicas e compartilhar experiências bem-sucedidas, garantindo processos eleitorais mais confiáveis e eficientes na região.