Manuel Homem, acredita que a Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária (DTSR) precisa melhorar a qualidade de seus serviços para atender melhor às preocupações e reclamações dos cidadãos. Ele destacou que a Polícia Nacional deve continuar a implementar estratégias para prevenir e corrigir comportamentos ilícitos, com o objetivo de combater tanto a corrupção ativa quanto a passiva.
Prioridades dos sectores
A redução da morosidade nas fronteiras com o uso de meios técnicos e tecnológicos adequados a operações coordenadas de fiscalização migratória constituem, para o ministro, prioridades para melhorar o controlo da imigração ilegal.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), frisou, deve intensificar a capacitação dos quadros e continuar a dedicar especial atenção à prevenção e combate aos crimes cibernéticos e aos organizados, bem como ao contrabando de combustíveis.
Aos quadros do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), Manuel Homem pediu para continuarem com as reformas em curso, que vão garantir maior robustez na actuação dos agentes, sobretudo nos actos relacionados com a legalidade migratória.
Este ano, prosseguiu, os membros do Serviço Penitenciário devem trabalhar para cada vez mais humanizar os serviços, com políticas de reeducação e ressocialização mais concretas. “A meta é reduzir a superlotação dos estabelecimentos penitenciários, assim como dar uma especial atenção aos agentes que trabalham no interior penal”.
Em relação ao Serviço de Proteção Civil e Bombeiros, o ministro defendeu o reforço da capacidade de resposta, de forma a elevar a capacidade técnica, operativa e pedagógica dos membros. “É preciso, também, um maior trabalho de sensibilização dos cidadãos sobre os cuidados a ter para evitar situações de risco”.
Gestão de quadros
Em relação à gestão dos recursos humanos, o ministro pediu atenção ao recadastramento dos agentes de todos os órgãos do Ministério do Interior no país. “Além das correções a serem feitas nos modelos de ingresso nos órgãos do Ministério do Interior, o processo de reavaliação dos candidatos em curso deve apresentar os resultados nos prazos estabelecidos”, disse.
“O Ministério do Interior deve privilegiar a cooperação e a colaboração com os órgãos de comunicação social, promovendo o fácil acesso à informação de interesse público, a fim de criar um ambiente que mitigue a desinformação”, destacou.
Registados mais de 1.600 crimes durante a quadra festiva
Mil seiscentos e sessenta e dois crimes foram registados pelo Posto de Asseguramento da Quadra Festiva em todo o país, de 20 de Dezembro de 2024 a 2 de Janeiro deste ano. Pela prática, 1.187 cidadãos foram detidos, por, supostamente, estarem implicados nestes ilícitos.
A informação foi prestada ontem, em Luanda, pelo director de Segurança Pública e Operações, e porta-voz do Posto de Asseguramento, Orlando Bernardo, que fez o balanço das actividades realizadas durante o período de festas.
O Posto de Asseguramento da Quadra Festiva, informou, registou, ainda, 36 homicídios voluntários, 16 abusos sexuais, nove agressões sexuais, 226 ofensas à integridade física, 95 roubos e 157 furtos de bens diversos.
Orlando Bernardo disse que parte considerável dos homicídios voluntários ocorreram no meio familiar, entre pessoas conhecidas. Em termos de investigação, disse, foram acompanhadas 325 sequências investigativas, 108 mandados que resultaram na detenção de 175 pessoas, bem como na abertura de 42 autos de notícia. “As forças de defesa e segurança asseguraram 1.345 bairros críticos e 987 focos delituosos em vários pontos do país”.
O comissário referiu que, neste período, foram registados 394 acidentes de viação, que causaram 76 mortes e 567 feridos. “As barreiras colocadas ao longo das vias, o número considerável de agentes, as apreensões de viaturas e motorizadas tiveram influência na redução da sinistralidade rodoviária”, garantiu.
O porta-voz do Posto de Asseguramento considerou de positivo os resultados, assim como elogiou o bom comportamento dos cidadãos que facilitou a actividade das forças do Ministério do Interior.
Fonte: Jornal de Angola