IMG-LOGO
Página Inicial Miguel Bembe sublinha o actual nível da diplomacia em 50 anos de Independência
politica

Miguel Bembe sublinha o actual nível da diplomacia em 50 anos de Independência

Redacção Chumbo Fresco - 14 Jul, 2025 101 Visualizações
IMG

Em declarações ao Jornal de Angola, no final de uma visita guiada às instalações da Edições Novembro, Miguel Bembe disse que 50 anos depois da Independência, a diplomacia angolana nunca tinha alcançado um nível tão elevado como agora, “numa fase em que a sua voz é respeitada em todos os países, e vai assumir a presidência deste órgão máximo da União Africana”.

O também representante da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) acrescentou que o Presidente João Lourenço, ao assumir a liderança da UA, vai, naturalmente, deixar a “marca de Angola”, em especial nos assuntos ligados à prevenção e resolução de conflitos em África, uma experiência que vai ficar na história do povo angolano.

De acordo com o embaixador, os temas ligados à paz e segurança, à disseminação da cultura da Paz, à segurança alimentar no continente, às alterações climáticas, entre outras, vão merecer destaque na presidência angolana da UA.

Durante a visita guiada pelo presidente do Conselho de Administração da empresa Edições Novembro, Drumond Jaime, o diplomata percorreu as instalações, passando pelas áreas da Redacção Central do Jornal de Angola, Multimédia, Publicidade, Recursos Humanos, Jurídica e Financeira.

Miguel Bembe visitou, também, o Centro de Documentação e Informação do Jornal de Angola, onde recebeu informações do contributo da área para a empresa.

De referir aqui ser a terceira vez que o diplomata visita a sede das Edições Novembro. Miguel Bembe elogiou o bom ambiente de trabalho observado e reconheceu as grandes transformações positivas realizadas, sobretudo, em termos de melhoria das condições de trabalho e de rejuvenescimento do quadro de pessoal.

Os orgãos de comunicação social públicos e privados da República Democrática Federal da Etiópia estão interessados em desenvolver e estreitar o intercâmbio, com as congéneres angolanas, revelou, o embaixador .

Nos últimos meses, disse, os media etíopes, têm mostrado interesse em conhecer e manter contactos com a comunicação social de Angola.

De acordo com o também representante da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), a ampliação da cooperação dependerá, em grande parte, do interesse de ambos os países, bem como os dos órgãos ministeriais que supervisionam o segmento da comunicação social e tecnologias.

Todavia, acrescentou, se Angola manifestar a vontade de estreitar o intercâmbio com os media etíopes, naturalmente, o desejo vai ser concretizado, tendo em conta as oportunidades que a cooperação irá proporcionar para os dois povos.

A título de exemplo, no capítulo da cooperação entre os dois Estados, Miguel Bembe disse que, em 2023, um grupo de técnicos ligados ao Centro de Imprensa da Presidência da República de Angola (CIPRA), dentre outras instituições de comunicação social privada, visitaram, Addis Abeba para conhecer de perto o mercado etíope.

Durante a visita guiada, Miguel Bembe, acompanhado do presidente do Conselho de Administração da Edições Novembro, Drumond Jaime, e do administrador para área de Conteúdos, Cândido Bessa, percorreu as diversas áreas do Jornal de Angola, com realce para a Multimédia, Publicidade, Recursos Humanos, Jurídica e Financeira, entre outras.