O ministro do Interior, Manuel Homem, revelou que o departamento está a trabalhar em coordenação com o Ministério das Finanças para viabilizar um novo processo de admissão de efectivos em todo o território nacional. Embora não tenha avançado a data de início, o governante garantiu que o reforço do quadro de pessoal é uma prioridade.
Após a inauguração do Comando Municipal do Lucusse, localizado a 133 quilómetros ao Sul da cidade do Luena, o ministro afirmou que o actual número de efectivos ainda não responde às exigências operacionais do país. Para mitigar essas limitações, destacou que está em curso um programa de formação destinado a preparar os futuros membros da corporação.
Manuel Homem reafirmou, igualmente, o compromisso do MININT no combate ao contrabando de combustíveis, à imigração ilegal e a outros crimes que ocorrem nas fronteiras nacionais. No âmbito dessas acções, está previsto para hoje a apresentação do balanço da “Operação Conexão”, iniciativa focada no reforço do controlo fronteiriço e na neutralização de redes criminosas.
Durante a visita ao Lucusse, e acompanhado pelo governador Ernesto Muangala, o ministro entregou seis viaturas ligeiras e pesadas para apoiar as operações policiais na região. A agenda de Manuel Homem inclui ainda visitas às unidades policiais da província do Moxico.