IMG-LOGO
Página Inicial Ministro Constata Deficiência na Distribuição de Água
sociedade

Ministro Constata Deficiência na Distribuição de Água

Redacção Chumbo Fresco - 14 Jul, 2025 116 Visualizações
IMG

Durante uma visita de trabalho ao município do Rangel, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, constatou os motivos que levaram à redução do fornecimento de água potável, afetando algumas áreas da circunscrição por mais de um mês, conforme relatado pela população.

Segundo o ministro, o Ministério continua a colaborar com outras instituições e órgãos governamentais para implementar projetos estruturantes visando o reforço e melhoria do serviço de abastecimento de água, destacando-se o projeto "Bita" que terá uma capacidade de produção de 259.200 metros cúbicos por dia.

Ele também anunciou que o Sistema Multimunicipal de Distribuição de Água irá atender e reforçar as áreas de Kilamba, Talatona, Belas, Camama, Kilamba Kiaxi e Maianga, com 100.000 metros cúbicos por dia, incluindo reservatórios elevados.
Entre as ações do Executivo para melhorar o fornecimento de água, está o Sistema Quilonga, atualmente em construção, que terá uma capacidade de 518.400 metros cúbicos por dia, e o Centro de Distribuição de Água com capacidades de 283 e 600 metros cúbicos por dia, que incluirá reservatório elevado, edifícios e instalações auxiliares, para atender as províncias de Icolo e Bengo e Luanda, com foco nos municípios de Bom Jesus, Calumbo, Sequele, Viana, Mulenvos e Cacuaco.

Orientações à EPAL

Durante a visita, o ministro reuniu-se com os representantes do Conselho de Administração da Empresa Pública de Águas de Luanda (EPAL) e os técnicos do setor, orientando a melhoria dos serviços prestados à população para evitar riscos à saúde pública, uma vez que a cidade de Luanda enfrenta um surto de cólera.
João Baptista Borges também alertou para a necessidade urgente de se melhorar as condições de trabalho, qualificar técnicos e fiscalizar os serviços prestados pela EPAL.

Ele se comprometeu a acompanhar de perto as ações para a melhoria no fornecimento de água, garantindo a responsabilização dos responsáveis, caso não cumpram as orientações dadas. “A distribuição de água de qualidade e o bem-estar da população são prioridades absolutas para o Governo angolano”, sublinhou o ministro.

Cumprimento

Para responder às orientações do ministro, uma equipe da EPAL trabalhou ontem na circunscrição, reabilitando a conduta de água localizada na rua P40, que estava paralisada há vários anos devido a atos de vandalismo.