Acompanhado pelo secretário de Estado para as Águas, António Belsa da Costa, e outros responsáveis do sector, João Baptista Borges avaliou o estado das infra-estruturas nas Estações de Tratamento de Água (ETA) do Calumbo, Kikuxi 1 e 2, Luanda Sudeste e no Centro de Distribuição (CD) do Golfe.
Segundo um comunicado do ministério, todos os empreendimentos visitados são estratégicos para o sistema de abastecimento de Luanda e Icolo e Bengo, representando um passo essencial para reduzir o défice de água potável e expandir o número de habitantes com acesso regular e de qualidade.
A ETA do Calumbo, em Icolo e Bengo, encontra-se em reabilitação para recuperar a sua capacidade total de 51.840 metros cúbicos por dia, beneficiando os CDs Zango 8000, Zango 5 e Zango 3. A conclusão das obras está prevista para junho de 2026.
Em Viana, as ETAs Kikuxi 1 e 2 também estão a ser reabilitadas, visando restabelecer as capacidades de 6.318 e 25.920 metros cúbicos por dia, respectivamente. Estas infra-estruturas abastecem áreas como Vila-Sede, Caop A, B e C, Luanda-Sul, Vila Chinesa e 4 de Abril.
Já a ETA Luanda Sudeste, uma das maiores, pretende atingir uma produção nominal de 216.000 metros cúbicos de água por dia até setembro de 2026, beneficiando bairros como Camama, Mbondo Chapéu, Progresso e Cidade do Camama.
O Ministério da Energia e Águas reafirma que a reabilitação destas unidades está entre as prioridades do Executivo, com o objectivo de garantir maior eficiência e sustentabilidade no sistema de distribuição de água potável.