O acto contou com a presença da presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, do ministro das Relações Exteriores, Téte António, e do ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado. O lançamento integrou a Conferência sobre “O Papel da Diplomacia Angolana na Conquista e Preservação da Independência Nacional”, que destacou a importância histórica e contemporânea da diplomacia no fortalecimento da soberania nacional.
Com mais de 400 páginas, a obra é de autoria de António dos Santos Nascimento, director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do MIREX, e apresenta, por meio de textos e registos fotográficos, os principais momentos da diplomacia angolana em 2023.
O prefácio é assinado pelo embaixador Francisco da Cruz, representante permanente de Angola junto das Nações Unidas em Nova Iorque, que sublinha o compromisso do país com o multilateralismo e a defesa de soluções conjuntas para desafios globais, como o terrorismo, o desenvolvimento sustentável e as alterações climáticas.
Segundo o diplomata, o livro “constitui também um reconhecimento do empenho e do sentido de missão da equipa de profissionais da política externa angolana, sob liderança do ministro Téte António”.
Perfil do autor:
António dos Santos Nascimento é mestre em Diplomacia e Estudos de Segurança pela Universidade de Stirling (Reino Unido) e licenciado em Gestão e Comunicação pela Universidade de Harare (Zimbabwe). Jornalista de carreira, exerceu funções na Angop e na TPA, tendo ainda desempenhado cargos diplomáticos em vários países africanos e europeus. Actualmente, é embaixador e director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do MIREX.