Segundo informações médicas, o político foi encontrado em casa inconsciente e, após ter dado entrada na unidade hospitalar, foram realizadas manobras de reanimação durante cerca de 40 minutos, sem sucesso. O óbito foi declarado pouco antes das 13h00.
Fernando da Piedade Dias dos Santos teve uma longa carreira política e institucional. Entre 1982 e 1985 exerceu funções como Comandante-geral da Polícia Nacional, tendo posteriormente assumido o cargo de vice-ministro do Interior, acumulando responsabilidades como chefe dos Serviços de Informação (SINFO).
Em 1999 foi nomeado Ministro do Interior, cargo que desempenhou até 2002, ano em que passou a ocupar a chefia do Governo como primeiro-ministro. Permaneceu nessa função até 2010, altura em que a nova Constituição aboliu o cargo, criando o posto de vice-presidente da República, que viria a desempenhar até 2012.
Com a vitória do MPLA nas eleições gerais de 2012, foi substituído por Manuel Domingos Vicente como vice-presidente, assumindo então a presidência da Assembleia Nacional, função que exerceu entre 2012 e 2022.
Figura de relevo na política angolana, “Nandó” deixa um legado marcado pela sua participação activa em diferentes áreas da governação e pela influência que exerceu ao longo de várias décadas na vida pública nacional.