Com uma carreira marcada pela gestão empresarial e de recursos humanos, Manuel Arnaldo Calado exerceu igualmente funções de presidente do Conselho de Administração da SODIAM, além de ter assumido responsabilidades no sector mineiro e bancário.
No campo empresarial e associativo, destacou-se também como presidente da Câmara de Comércio Angola-China, onde teve papel determinante na dinamização da cooperação comercial e de investimentos entre os dois países.
Ligado ao desporto, foi durante 12 anos o primeiro vice-presidente do Clube 1.º de Agosto e vice-presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF). Durante o seu mandato, contribuiu para o apuramento de Angola ao Mundial Sub-20, realizado na Argentina, e para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2006, na Alemanha.
Para além da vertente empresarial e desportiva, Manuel Arnaldo Calado dedicou-se às artes, tendo sido compositor e arranjista musical dos conjuntos “Anangola” e “Luanda Ritmos”, deixando também a sua marca no panorama cultural angolano.