IMG-LOGO
Página Inicial Multinacional Coca-Cola Deseja Açúcar Produzido em Angola
economia

Multinacional Coca-Cola Deseja Açúcar Produzido em Angola

Redacção Chumbo Fresco - 14 Jul, 2025 121 Visualizações
IMG

Durante um encontro com executivos da multinacional, o interesse da Coca-Cola em aumentar a incorporação de matéria-prima nacional em seus produtos foi apresentado ao ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano. Durante a reunião, foram discutidas as operações da empresa em África, com especial foco em Angola. Os responsáveis da Coca-Cola na África Central também abordaram a necessidade de investimentos na indústria do vidro, uma vez que a empresa importa cerca de 100 milhões de garrafas anualmente para atender à produção.

"Se Angola aumentar a produção de açúcar e garrafas de vidro, a Coca-Cola será o principal cliente", afirmou uma representante da empresa, demonstrando a disposição em colaborar com as iniciativas do Governo nesse sentido.

Os executivos da multinacional destacaram ainda o envolvimento da empresa em projetos comunitários, como fornecimento de água potável, gestão de resíduos e programas de empoderamento da juventude. No âmbito das suas iniciativas em Angola, foi enfatizada a importância de trabalhar em estreita colaboração com as administrações municipais, promovendo a inclusão de cidadãos angolanos dedicados à recolha de plástico para posterior venda à fábrica.

O ministro de Estado para a Coordenação Económica congratulou-se com o fato de a multinacional ser um dos patrocinadores da 17.ª Cimeira de Negócios EUA-África, que ocorrerá em Luanda, de 23 a 27 de junho deste ano.

José de Lima Massano afirmou ter tomado boa nota das preocupações apresentadas pelos representantes da Coca-Cola e garantiu que o Executivo está empenhado em dinamizar e potenciar a economia, visando sua diversificação, com incentivo ao investimento em setores estratégicos, como a agricultura e a indústria transformadora.

O encontro contou com a presença do secretário do Presidente da República para o Setor Produtivo, João Nkosi, e do ministro da Indústria e Comércio, Rui Minguês de Oliveira, representando a parte angolana. Pela Coca-Cola, participaram Shilestsi Makhofane, diretor sénior para Políticas Públicas, Racheal Kanoti, diretora sénior para Operações de Franchise, e Paula Matoso, gestora de marketing.

Setor Hoteleiro

Em outro encontro, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, reuniu-se com o empresário sul-africano Guy Stehlik, fundador da BON Hotels, uma cadeia internacional de gestão hoteleira, que se encontra em Angola para avaliar oportunidades de negócios no setor.