IMG-LOGO
Página Inicial Na Lunda-Norte, a nova Divisão Política Administrativa vai aproximar serviços da população
politica

Na Lunda-Norte, a nova Divisão Política Administrativa vai aproximar serviços da população

Redacção Chumbo Fresco - 14 Jul, 2025 204 Visualizações
IMG

O responsável que falava à imprensa no final da II Sessão Ordinária do Conselho de Auscultação das Comunidades, orientado pela governadora local, Filomena Miza, considerou que com esta nova divisão os centros de decisão também estarão mais próximos da população e trarão crescimento e desenvolvimento para a região.

Segundo Frederico Barroso, a medida vai promover um equilíbrio na distribuição da população, o que vai permitir uma melhor resposta às preocupações dos residentes.

Realçou ainda, que antes da actual divisão política e administrativa, a Lunda-Norte contava com apenas um município do tipo A, dois do tipo B, um de tipologia C e cinco de tipologia D.

Mas, com a introdução da nova divisão política e Administrativa nasce uma nova tipologia de municípios do tipo E, o que quer dizer que o município do Dundo ascende para tipologia A, Chitato desce para se juntar aos municípios do tipo B, nomeadamente Lucapa e Cuango, incluindo mais dois novos municípios: Cafunfo e Mussungue, perfazendo cinco municípios da tipologia B.

Cambulo vai continuar como o único município do tipo C e os cinco anteriores mantém-se na tipologia D, seguindo-se os seis novos municípios criados, como Canzar, Xá-Cassau, Camaxilo, Luange, Luremo, Cassanje Calucala e Mussungue.