Pedro Rocha, pároco da Missão Católica de Calandula, um dos responsáveis do corpo directivo da instituição, referiu que a escola vai permitir a inclusão de novos alunos no sistema de ensino.
O administrador municipal adjunto de Calandula, Kitas Ferreira, realizou o corte de fita e enalteceu o gesto da empresa Brite Sule, realçando que a infra-estrutura vai contribuir para a formação de jovens quadros.
O realçou ainda que o sector vai continuar a construir escolas, no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e de Combate à Pobreza para a expansão do sistema educacional.
, João Muenho, director municipal da educação de Calandula referiu que com a inauguração de mais uma escola, a circunscrição passa a contar com 196 salas de aula do ensino primário. “O número de escolas ainda é insuficiente face à demanda. Actualmente, mais de quatro mil crianças estão fora do sistema de ensino”, lamentou.
Para o presente ano lectivo, foram matriculados em Calandula mais de 20 mil alunos do I ao II ciclo de ensino. A região conta com 422 professores, um número insuficiente para atender a demanda, segundo João Muenho.